Desvendando mitos e verdades sobre máquinas de café profissionais

Desvendando mitos e verdades sobre máquinas de café profissionais

As máquinas de café profissionais são grandes aliadas no preparo de bebidas em maior quantidade, sempre com rapidez e praticidade, além do sabor e do aroma tão conhecidos e queridos por quem é um verdadeiro coffee lover. Mas, apesar disso, o uso desses equipamentos ainda é rodeado de mitos — inclusive, é quase certo que você já tenha ouvido, pelo menos, algum deles.

E é para você entender tudo a respeito desse universo que, neste artigo, vamos desvendar os mitos mais comuns sobre as máquinas de café. Assim, será possível até mesmo descobrir se um equipamento deste tipo é uma boa opção para o seu dia a dia. Siga com a gente e confira!

1 – Todas as máquinas de café profissionais são caras

Mito. É bem verdade que o conceito de caro ou barato é subjetivo, porém, a verdade é que há máquinas de café profissionais para todos os bolsos. Isso porque os equipamentos estão disponíveis em uma ampla variedade de modelos, dos mais básicos aos mais avançados. Dessa forma, fica mais fácil escolher a opção ideal para as suas necessidades e que caiba perfeitamente no seu orçamento.

2 – Máquinas de café profissionais são apenas para baristas

Mito. Na verdade, o tipo de máquina é que vai ditar quem pode usá-la. É claro que há modelos mais indicados para baristas, pois oferecem mais possibilidades no preparo. Contudo, existem opções com uso prático, simples e intuitivo, o que permite que qualquer pessoa as utilize, incluindo quem não tem nenhuma intimidade com a tecnologia desse tipo de aparelho.

3 – Máquinas profissionais de café produzem cafés melhores

Mito. Ou melhor, não necessariamente. É que, além do modelo de máquina, a qualidade da bebida depende, é claro, do grão utilizado. Por isso, nem mesmo a melhor máquina profissional é capaz de produzir um café de qualidade com um grão ruim. Faz sentido, certo? Ainda assim, as máquinas profissionais se destacam pela precisão no preparo, o que contribui para um café aromático e saboroso.

4 – Máquinas de café evitam o desperdício

Verdade. Como todo mundo ama café fresquinho, é comum que, em empresas e outros estabelecimentos, o café preparado e não consumido de imediato seja descartado. Para se ter ideia, estima-se que isso gere um desperdício de 30% de café. Já com uma máquina de café profissional, a bebida é preparada conforme a necessidade e garante um café sempre fresco, o que evita o desperdício.

5 – Máquinas de café profissionais são difíceis de operar

Mito. É claro que há modelos mais avançados, que exigem o conhecimento de um barista, mas eles, geralmente, são utilizados em cafeterias e locais especializados. Já as máquinas para restaurantes, escritórios, consultórios, empresas e outros espaços em que qualquer pessoa pode preparar o seu café oferecem um uso muito mais intuitivo.

6 – A crema do café é um indicador de qualidade

Verdade. A crema do café, como é chamada aquela espuma que cobre o expresso, serve como um indicador de que o café foi bem extraído, considerando a pressão e o tempo de contato entre água e pó. Quanto mais densa e bonita a crema, melhor é o café — e isso depende tanto da máquina quanto da atuação do barista e do próprio grão selecionado.

7 – É possível usar café comum nas máquinas de café profissionais

Verdade. A não ser as máquinas em cápsulas, que exigem produtos compatíveis com cada modelo, as demais máquinas profissionais podem usar qualquer café — a exceção é apenas em caso de um contrato mais rígido com alguma marca. Mas vale destacar que, ainda que se possa usar qualquer grão, é importante escolher cafés de qualidade para garantir uma bebida mais saborosa.

8 – A limpeza de máquinas profissionais é complicada

Mito. Mais uma vez, a diversidade de modelos influencia. Modelos usados por baristas, por exemplo, tendem a ter mais peças para limpar diariamente e exigem um tempo maior na limpeza. Contudo, as máquinas profissionais para escritórios, outros estabelecimentos comerciais ou mesmo domésticas costumam oferecer uma higienização mais simples e prática. Esse, aliás, é um critério de escolha importante.

9 – A máquina de café profissional exige muito espaço

Mito. Na verdade, o tamanho da máquina varia entre os modelos, incluindo opções mais robustas e equipamentos bem compactos, que cabem facilmente em uma sala de reuniões, em recepções ou no cantinho do café do seu escritório, por exemplo. Basta escolher o tamanho e o design mais adequados para as suas necessidades.

E então, tudo entendido sobre as máquinas de cafés profissionais?

Como vimos, há muitas informações que cercam o universo das máquinas de cafés profissionais, mas elas nem sempre são verdadeiras. Por isso, saber mais sobre esse segmento é fundamental para que você possa escolher o melhor método de preparo do seu café. Aliás, você já tinha ouvido falar desses mitos? Aproveite e compartilhe este conteúdo com quem também precisa desvendá-los!

+ posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

− 5 = 3