Cozinha escandinava – O desejo de consumo razoável e um estilo de vida saudável é o principal motivo do interesse pelas tradições do norte na organização da vida e da nutrição. O estilo escandinavo no interior tornou-se uma tendência global: muitas pessoas gostam da simplicidade de linhas e formas, itens ecologicamente corretos e uma combinação de minimalismo e conforto. A culinária escandinava recebe muita atenção pelos mesmos motivos: simplicidade e moderação, comida saudável, pratos descomplicados e sabores naturais que não são carregados de especiarias.
Todos os países escandinavos têm acesso ao mar, florestas ricas e lagos limpos, então a culinária local é principalmente pratos de peixe e produtos que vem diretamente da floresta, como por exemplo: caça, frutas vermelhas, cogumelos, ervas selvagens.
Na cozinha nacional dos países do norte, quase não há pratos fritos; para cozinhar, eles preferem ferver, estufar e assar. Ao mesmo tempo, cada país escandinavo tem suas próprias especialidades culinárias.
Cozinha escandinava da Noruega
A maioria dessas comidas típicas conheci experimentando os sabores em Oslo.
Os produtos ecológicos são uma prioridade das tendências gastronômicas na Noruega.
Pratos de peixe e marisco, cordeiro de pastagens, carne de alce e veado de florestas protegidas, queijos feitos de leite de cabra, ovelha e vaca – parece que era assim que os vikings noruegueses comiam há muitos séculos.
Junto com pratos simples e diretos, os noruegueses têm uma iguaria de peixe fermentado que a maioria dos visitantes acha intragável.
Rakfisk se trata de uma truta que foi armazenada em barris por três a seis meses. O peixe tem um cheiro podre e uma aparência pouco apetitosa, mas muitas pessoas gostam.
A Escandinávia é famosa por seus doces ricos, e a Noruega não é exceção: eles também adoram produtos com canela e frutas e bagas locais.
Cozinha sueca
Os pratos favoritos dos suecos são saudáveis e simples. Este é o tipo de alimento que é necessário em um clima frio: caça e carne de animais domésticos, peixes, batatas e outros vegetais, um mínimo de temperos, molhos de frutos silvestres, sopas quentes e doces de farinha perfumados – com canela, ruibarbo, maçã .
Fato interessante
Quinta-feira é o Dia da Sopa de Ervilha na Suécia. É costume cozinhar o prato neste dia da semana e não só em casa: a sopa de ervilhas está na ementa da maioria dos cafés e restaurantes às quintas-feiras.
O arenque frequentemente lembrado em conexão com a culinária sueca – eles realmente amam peixe aqui e sabem como cozinhá-lo. Quanto à lenda da Suécia – surströmming arenque em conserva com um sabor específico e cheiro insuportável, nem todos os suecos adoram. A iguaria não reflete os gostos culinários da maioria dos habitantes do país – é antes uma homenagem às tradições e uma atração gastronômica para os turistas.
Um dos pratos suecos mais populares são as almôndegas. Eles são assados, cozidos e cozidos, as sopas são feitas com eles.
Cozinha dinamarquesa
Como em outros países escandinavos, na Dinamarca eles gostam de pratos simples à base de carne e peixe com uma adição moderada de especiarias. Os produtos lácteos desempenham um papel importante. Parece que a culinária dinamarquesa é muito pesada e não possui muitos ingredientes à base de plantas, mas em um clima severo, esse conjunto de produtos é bastante justificado.
A especificidade da Dinamarca é um amor especial por sanduíches. Smørrebrød é um sanduíche dinamarquês e existem centenas de variedades. Sanduíches com carne, peixe, legumes, queijo e o que mais é a comida de rua mais popular na Dinamarca. Nos restaurantes, esse aperitivo é servido com garfo e faca como prato principal.
Cozinha escandinava finlandesa
O país de mil lagos e florestas densas é famoso por seus pratos de peixe e caça. Entre as receitas tradicionais, há aquelas em que carne e peixe são combinados em um só prato. Ao contrário da vizinha Suécia, as sopas quase nunca são cozidas aqui, com exceção do ukha.
Fora isso, a culinária finlandesa se parece muito com a de outros países escandinavos: alimentos salgados, cozidos e assados, abundância de frutos do mar, florestas e lagos, alguns vegetais e ótimos doces.
O que pode ser feito?
Experimente a dieta escandinava para perda e recuperação de peso – não tem contra-indicações e não é difícil segui-la.
Para mais dicas de viagem e Turismo acesse o Blog Elizabeth Werneck
Olá!
Eu sou a Manuella Rizi. Não tenho a pretensão de ser uma chef de cozinha; apenas gosto de cozinhar e aprendi tudo de forma autodidata.
Acredito que, como autodidata, não fico presa a padrões fixos de pensamento e ideias. Não há filtros rígidos de certo ou errado, o que me permite pensar fora da caixa e explorar novas possibilidades. Para mim, grandes coisas podem acontecer a qualquer momento!
No entanto, não vejo isso como uma competição. Meu objetivo é ser fiel às minhas ideias e ao público que me acompanha. Isso é o que realmente me faz feliz.